Jovens de Rio de Moinhos, contem esta história ao Zé Geadas: há alguns anos, quando a selecção de Portugal jogava para se apurar para a final do campeonato mundial de 1986, as coisas estavam muito feias para a nossa selecção!... O nosso treinador era o antigo jogador do Benfica, o José Torres, o "Bom Gigante". Faltava só um jogo contra a Alemanha... na Alemanha! Portugal parecia condenado a perder. Mas o José Torres dizia: Deixem-me sonhar... E o sonho realizou-se! Portugal ganhou na Alemanha e foi ao Mundial do México. Sonhar é bom. Sonhar é, concerteza, o que o Zé tem feito nestes dias, e tem-nos posto a sonhar também. Vamos com ele!... Como diz o poeta António Gedeão, na "Pedra Filosofal", Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer, (...) Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a a vida. Que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança.
Excerto do que escrevi hoje no meu blogue (http://fernandonaescola.blogspot.com):
Hoje de manhã, na escola, alguns alunos, cada um de sua vez, vieram ter comigo e disseram-me todos, mais ou menos assim: “Stôr, o Zé Geadas não ganhou. Votei nele, stôr, mas mas ele não ganhou, foi pena!...”A todos, na pressa habitual dos intervalos das aulas, tentei dar uma palavrinha de conforto e de solidariedade; e até de agradecimento, vá lá saber-se porquê… A dois ou três tive tempo de olhá-los bem nos olhos, pôr-lhes a mão sobre o ombro e dizer-lhes, de cara animada: “Foi bom, o Zé esteve muito bem… O Zé subiu à montanha!...”Todos a quem disse isto franziram a testa, denunciando que se interrogavam sobre a minha resposta, que os deixava perante um mistério, ou qualquer outra coisa carregada de simbolismo. “Deixa, não te preocupes com isso – dizia-lhes eu -, vou falar disto logo no meu blogue, nessa altura vais perceber”.(...) Tem a ver com uma canção muito bonita do filme "Música no Coração", que a letra é assim:
Vai, sobe às montanhas, procura no topo e em baixo Aproveita os atalhos, todos os caminhos que conheces Sobe às montanhas, pula rio, ribeiro ou riacho Até ao arco-íris, e lá os teus sonhos realizes.
Sonhos teus que vão precisar de todo o amor que consigas dar Toda a vida que levares, Tantos os dias que viveres.
Sobe às montanhas, pula rio, ribeiro ou riacho Até ao arco-íris, e lá os teus sonhos realizes.Sem mais palavras, que não sejam um grande abraço ao Zé, aos seus pais e ao seu mano.
E também a todos os seus amigos que o incentivaram, o ajudaram e o apoiaram.
6 comentários:
Jovens de Rio de Moinhos,
contem esta história ao Zé Geadas: há alguns anos, quando a selecção de Portugal jogava para se apurar para a final do campeonato mundial de 1986, as coisas estavam muito feias para a nossa selecção!... O nosso treinador era o antigo jogador do Benfica, o José Torres, o "Bom Gigante". Faltava só um jogo contra a Alemanha... na Alemanha! Portugal parecia condenado a perder. Mas o José Torres dizia: Deixem-me sonhar... E o sonho realizou-se! Portugal ganhou na Alemanha e foi ao Mundial do México.
Sonhar é bom. Sonhar é, concerteza, o que o Zé tem feito nestes dias, e tem-nos posto a sonhar também. Vamos com ele!...
Como diz o poeta António Gedeão, na "Pedra Filosofal",
Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
(...)
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.
Pessoal vamos apoiar o José Geadas. Vamos todos votar, é só carregar com o botão do rato em cima da foto do lado direito.
Já o venho fazendo desde ontem!... Uma pergunta: cada computador, quantos votos pode fazer? Um abraço!
Eu penso que só contabiliza um voto, só mudando o ip do computador é que dá para mais que um.
Uma pequena contribuição no meu blogue (http://fernandonaescola.blogspot.com).
Boa sorte para o Zé!
Excerto do que escrevi hoje no meu blogue (http://fernandonaescola.blogspot.com):
Hoje de manhã, na escola, alguns alunos, cada um de sua vez, vieram ter comigo e disseram-me todos, mais ou menos assim: “Stôr, o Zé Geadas não ganhou. Votei nele, stôr, mas mas ele não ganhou, foi pena!...”A todos, na pressa habitual dos intervalos das aulas, tentei dar uma palavrinha de conforto e de solidariedade; e até de agradecimento, vá lá saber-se porquê…
A dois ou três tive tempo de olhá-los bem nos olhos, pôr-lhes a mão sobre o ombro e dizer-lhes, de cara animada: “Foi bom, o Zé esteve muito bem… O Zé subiu à montanha!...”Todos a quem disse isto franziram a testa, denunciando que se interrogavam sobre a minha resposta, que os deixava perante um mistério, ou qualquer outra coisa carregada de simbolismo. “Deixa, não te preocupes com isso – dizia-lhes eu -, vou falar disto logo no meu blogue, nessa altura vais perceber”.(...) Tem a ver com uma canção muito bonita do filme "Música no Coração", que a letra é assim:
Vai, sobe às montanhas, procura no topo e em baixo
Aproveita os atalhos, todos os caminhos que conheces
Sobe às montanhas, pula rio, ribeiro ou riacho
Até ao arco-íris, e lá os teus sonhos realizes.
Sonhos teus que vão precisar
de todo o amor que consigas dar
Toda a vida que levares,
Tantos os dias que viveres.
Sobe às montanhas, pula rio, ribeiro ou riacho
Até ao arco-íris, e lá os teus sonhos realizes.Sem mais palavras, que não sejam um grande abraço ao Zé, aos seus pais e ao seu mano.
E também a todos os seus amigos que o incentivaram, o ajudaram e o apoiaram.
Enviar um comentário